CRB Construtora e 5º Cartório realizam primeira lavratura de ato notarial eletrônico de Campinas

Ciente das novas possibilidades e tecnologias que visam melhorar os negócios no mercado imobiliário, a CRB Construtora realizou junto ao 5º Cartório de Notas de Campinas, na quarta-feira (3), a primeira lavratura de procuração pública de maneira eletrônica da cidade de Campinas (SP).

O procedimento foi realizado graças ao Provimento nº 100/2020 publicado pela Corregedoria Nacional de Justiça do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Com ele, é permitido aos cartórios de notas e tabelionatos de todo o país realizarem atos notariais eletrônicos a distância, pela plataforma e-Notariado.

O provimento estava em andamento no CNJ há dois anos, mas apenas em 27 de maio passou a vigorar com eficácia nacional. Desde então, a autenticação de documentos, compras e vendas de imóveis, procurações, reconhecimento de firma, inventários, entre outros, podem ser feitos eletronicamente, tudo com assinatura digital.

“Buscamos formas tecnológicas que preservem a saúde e a segurança dos clientes, colaboradores e parceiros”

Tiago Pereira, gerente jurídico CRB Construtora

Tiago Pereira, gerente jurídico da CRB Construtora, diz que a realização desse ato eletrônico demonstra o quanto a construtora está dedicada em utilizar os melhores recursos e se adaptar aos novos tempos. “Buscamos formas tecnológicas que preservem a saúde e a segurança dos clientes, colaboradores e parceiros, e por isso fomos pioneiros na adoção da ferramenta do E-Notariado”, afirma.

Quebra de paradigmas

Os atos notariais eletrônicos representam uma quebra de paradigma e possibilitam aos cartórios acompanharem um mundo cada vez mais tecnológico.

“Isso nos permite uma maior padronização dos serviços, assim como mais segurança e facilidade na realização e arquivamento de atos”, afirma Sandro Carvalho, tabelião do 5º Cartório de Notas de Campinas. O procedimento colabora também na maior garantia contra fraudes e outros crimes, uma vez que o sistema servirá para a unificação da base de dados notariais.

“O maior emprego das tecnologias nos atos notariais será um fator de fomento dos negócios, tornando a economia mais dinâmica e atrativa”

Sandro Carvalho, tabelião do 5º Cartório de Notas de Campinas

Para as empresas e população em geral, os serviços realizados pela plataforma e-Notariado, para além da comodidade, ajudam na prevenção contra o contágio do coronavírus, uma vez que preservam o distanciamento social. Além disso, trazem mais praticidade e economia, pois poupam tempo de deslocamento dos cidadãos até os cartórios, evitam conflitos de agenda e agilizam os processos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Fale com a Ouvidoria